Informações, seu ativo mais precioso
O que são os ativos de uma empresa?
Consistem nos bens e direitos que a empresa possui e que podem ser convertidos monetariamente, proporcionando ganhos. Eles podem ser tangíveis, ou seja, bens materiais, ou intangíveis, como marca, estratégias, princípios e o mais importante, informações (dados).
Os dados que compõem seu negócio.
Ao longo do período de atuação, grandes volumes de dados são criados e/ou coletados em diversos formatos como planilhas, apresentações, documentos, bancos de dados, entre outros. Eles devem ser armazenados, protegidos e tratados para que realmente tenham um efeito positivo na tomada de decisões, já que sem o reconhecimento de sua importância e análise, tratam-se apenas de dados irrelevantes.
Transformando dados em informação relevante.
Os dados devem ser arquivados eletronicamente, identificados, tratados e transformados em informações através de programas como Bussiness Intelligence ou Big Data, ERP, CRM. As informações podem ser sigilosas para seu cliente ou concorrência, estratégias de marketing, dados pessoais, receita e conhecimentos em geral que vão guiar sua tomada de decisão com mais segurança.
Disponibilidade das informações.
Para que as decisões possam ser tomadas com agilidade, é necessário que ela seja compartilhada com a pessoa certa, no momento ideal. Cabe a você e os gestores de sua empresa designar os responsáveis e compartilhar apenas o necessário para cada um deles, evitando vazamentos.
Ataques e roubos.
Se informação pode guiar seu negócio rumo ao sucesso, seu vazamento pode levar ao caminho contrário.
É essencial portanto que você proteja suas informações de ataques de hackers e até mesmo do acesso a pessoas dentro de sua empresa, dando visibilidade apenas ao que cada responsável precisa e bloqueando o restante. Para a proteção desses dados, é preciso analisar o tripé da segurança: confidencialidade, integridade, disponibilidade dos dados.
Gestão de dados.
Os ataques e acidentes cibernéticos são cada vez mais comuns e aumentaram ainda mais com o home office e o despreparo de muitas empresas que se viram vítimas de hackers ou outras pessoas mal-intencionadas.
Muitos desses casos poderiam ser evitados com simples medidas como a atualização dos softwares, treinamentos de colaboradores e estabelecimento de regras e condutas que aumentam os níveis de proteção da empresa.
Tecnologia, aliada da proteção de seus dados.
Para que a tecnologia não seja usada contra sua empresa, é preciso buscar soluções e sistemas de proteção como criptografia, geração de tokens que limitam o acesso a dados sensíveis e backups de segurança, antivírus entre outras.
Algumas dicas que ajudam em sua segurança:
Além de buscar uma empresa como a Cury Soluções em TI para analisar as necessidades de seu negócio e implementar as soluções necessárias, confira algumas dicas para por em prática hoje mesmo.
– Conheça suas informações e dê acesso apenas a quem não pode trabalhar sem elas. Uma premissa básica de segurança é “o usuário só precisa ter acesso ao necessário para executar suas funções, o resto pode ser explorado de forma indevida”.
– Crie uma política de segurança da informação na sua empresa, divulgue para equipe e deixe claro a gravidade do vazamento das informações.
– Faça Backups criptografados diariamente.
– Tenha ao menos alguns itens básicos de segurança: antivírus corporativo atualizado, anti-spam, bloqueio a pen-drive, etc.
– Bloqueie sites que não são relacionados ao trabalho na empresa.
Consulte nossa equipe para a proteção de seu ativo mais precioso e impulsione seus negócios com segurança.